top of page

ALERTA

 Previna-se destes quatro:

"FAZ TUDO"

As Instruções Técnicas têm uma complexidade que se pode conferir no site oficial do Corpo de Bombeiros. O AVCB não é só mais um documento, prevenção de incêndio é uma especialidade que requer especialistas.

"INFLADOR DE CUSTO"

Quem também fornece materiais e a execução das adequações necessárias ao atendimento das normas NÃO adota a linha do “NECESSÁRIO E SUFICIENTE”. A diretriz oculta é maximizar o faturamento.

"VENDEDOR DE A.R.T."

Quando a responsabilidade técnica é por conta do “paraquedista” com formação e experiência limitadas, a A.R.T. do “engenheiro canetinha que só assina”, você fica sem retaguarda para qualquer imprevisto.

"GENTE CIRCULANDO"

Quem dá atendimento em massa introduz na sua edificação pessoas cujo interesse pode extrapolar o AVCB, o oposto da segurança advinda de um profissional com histórico na segurança contra incêndio.

 É BOM SABER:

 

  1. A SOLICITAÇÃO DE VISTORIA ao Corpo de Bombeiros deve ser feita por um engenheiro especializado – RESPONSÁVEL TÉCNICO habilitado que inspeciona as instalações.

  2. Para solicitar a vistoria é INDISPENSÁVEL existir um PROJETO DE PROTEÇÃO APROVADO pelo Corpo de Bombeiros e existente no arquivo desta corporação.

  3. A ORIENTAÇÃO do Responsável Técnico Habilitado e Especializado deve estar comprovada através de um “LAUDO DE ADEQUAÇÕES” Esse Laudo de Adequações NÃO é apresentado ao Corpo de Bombeiros, MAS deve ser fundamentado, claro, ilustrado e APRESENTÁVEL ao contratante e outros entes.

  4. A RAPIDEZ DO PROCESSO depende exclusivamente da sua rapidez na execução das eventuais adequações requeridas. O Corpo de Bombeiros É RÁPIDO e cumpre a ordem de solicitação de vistoria. Sem "atalhos".

  5. O Corpo de Bombeiros NÃO EMITE LAUDOS, a menos que tenha ocorrido um incêndio. Emite o AVCB.

  6. A emissão de ATESTADOS, Relatórios Técnicos e A.R.T. (Anotação de Responsabilidade Técnica) exigidos pelo C. B. deve ser feita exclusivamente pelo profissional que compareceu ao local e orientou as adequações específicas desse local. Caso contrário você estará contratando um "acobertamento de exercício ilegal" da profissão.

  7. Os atestados (alguns nem exigidos pelos Bombeiros) têm sido INDEVIDAMENTE cobrados à parte.

  8. O INSTRUTOR da Brigada de Incêndio deve conhecer as instalações locais, portanto, preferencialmente o mesmo que as inspecionou.

bottom of page